Páginas

domingo, 9 de maio de 2010

Minha filha fala muito palavrão


O palavrão é aceito em certos contextos e faz parte da vida de qualquer adolescente. Ele costuma ser mais tolerado quando sai da boca de um rapaz, mas, isso vem mudando. Em geral, o comportamento não tem conseqüências graves e é típico de uma fase. Vale destacar que, na adolescência, é muito comum o uso como uma maneira de auto-afirmação, de confrontação ou, simplesmente de chamar a atenção dos pais. A linguagem substitui então uma queixa, um desafio, um desassossego com origem no relacionamento familiar, escola ou círculo de amigos.
Sob esse ponto de vista, o palavrão representa a tentativa do jovem de se diferenciar dos pais nessa fase de ambivalência de papéis – quando ele já não é mais uma criança, mais também ainda não é um adulto. Ao ser aceito em um grupo que fala palavrão, e ele experimenta novas possibilidades de relacionamento fora do ambiente mais íntimo. E, para crescer, certo distanciamento da família é essencial.
O melhor que se faz é quando a mãe tem uma conversa expressiva, que mostre á filha o quando lhe envergonha e causa sofrimento as suas atitudes. A amizade com os filhos é muito saudável, muito diferente daquela com os coleguinhas. Afinal, se a mãe é simplesmente amiga, quem vai fazer o papel de Mãe??



Sem comentários:

Enviar um comentário

Fala ai meu amor...